13/07/2015

Sobre cirurgia plástica


De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) o número de cirurgia entre adolescentes de 14 a 18 anos aumentou em 141% em quatro anos e isso são dados de 2013, porque eu não consegui encontrar dados mais recentes. Assustador!

Fonte

Você pode perguntar, "JuJu, o que é que você sabe sobre cirurgia plástica?" Eu sei sobre passar alguns anos da minha adolescência pensando se eu deveria ou não fazer uma.

Não sei se você já reparou, talvez nas minhas fotos frontais não dê para perceber, mas tenho descendência árabe, minha cara é de turca e meu nariz é avantajado, assim como meu queixo que é bem prafrentex. Cara de bruxinha.

Não me lembro de sofrer bullying por isso, talvez até fosse comentado na escola, mas humilhação? Não, nunca passei. Talvez eu fosse bem resolvida também, meu pai era terapeuta, participei de conversas com terapeutas infantis. Hoje com 28 anos de idade não me lembro de nenhum trauma. Mas isso não significa nada, mesmo com todo esse "preparo" eu pensava sim em fazer uma rinoplastia. Muitas vezes fiz jogos de espelhos para tentar me ver de perfil e constatar "Juliana, você precisa de uma plástica!" de frente eu me amo! A largura do nariz está ótima! Nao me importa que ele pareça um pouco batatinha, mas de perfil ... "Olha essa carcunda aqui em cima, se desse só uma lixadinha seria perfeito. E quando eu for mais velha? Se eu já tenho cara de bruxinha agora, deus me livre hora que eu estiver enrugada e dizem que nariz não para de crescer!!! Preciso dar um jeito nisso!! Meus netos vao ter medo de mim!!" Aí uma amiga riu quando eu disse isso e respondeu "Ju, seus netos vão adorar que você se fantasie de bruxa pra brincar com eles!"

Não é que pode ser verdade! Será que esse "problema" é tão ruim que eu estou disposta a entrar na faca? Correr o risco de não gostar da minha nova aparência? Colocando na balança, será que vale a pena?

Será que seu peito é tão pequeno assim? Será que você se incomoda de verdade ou você vai colocar silicone só porque 3 das suas 4 amigas já colocaram e a que ainda não colocou só está guardando dinheiro?

Será que essa gordura a mais não pode ser eliminada com exercício? Será que você é tão sedentária a ponto de preferir cortar a barriga de uma vez, antes de tentar dar umas voltinhas pelo parque e eliminar parte desta gordura?

Eu não estou me posicionando contra a plástica, não mesmo, ela pode mudar completamente a auto-estima da pessoa e que bom que existe bons plásticos no Brasil. Mas fico preocupada quando vejo adolescentes entrando nessa ondinha sem noção nenhuma de que procedimentos cirúrgicos são arriscados. Na minha época de faculdade dava para contar nas mãos quantas meninas tinha silicone, hoje dá para contar quantas não têm.

Algumas pessoas realmente precisam de uma plástica, mas outros eu não tenho tanta certeza.

O que você pensa sobre isso? Você já fez alguma ou tem vontade? Maaaas... tem vontade porque algo te incomoda ou pensando bem é para ficar "igual" todo mundo?

Indicação de Livro de hoje: Feios - Scott Westerfeld


Já está participando do sorteio do livro pocket "O Pequeno Príncipe" + mimos?! Não?! Então corre aqui para saber como participar!




17 comentários:
  1. Bom, estou com quase 21 e não teria coragem nem vontade de mexer em nada do meu corpo nessa questão de plástica, até porque cada mulher é única unicamente como é, e modificar isso nos deixaria um tanto artificiais, eu penso. rsrs É uma pena que o padrão de beleza tenha se elevado tanto à compreensão das pessoas sobre o que é belo na visão do mundo a ponto de recolher-se o que se tem dentro para exibir o que se deseja ter por fora. É só minha visão sobre o assunto. rs
    Beijos! Parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  2. Não sei opinar sobre o assunto sem parecer polêmica. Sei lá, pra mim deixa exposto que a pessoa não se ama (claro se for uma cirurgia desnecessária), porém não posso dizer que sou completamente contra, não sei meu dia de amanhã. Nunca sentir vontade de mudar meu corpo, mas isso pq me sinto bem dessa forma HOJE.. Por isso, não julgo quem faz ..

    ResponderExcluir
  3. Oi Juju,
    Hoje em dia as adolescentes querem cirurgia plástica só porque determina celebridade tem silicone, ou nariz daquele jeito, etc. Falta a consciência e uma boa conversa com os pais se isso é realmente necessário. Afinal como todo procedimento cirúrgico envolve riscos não é mesmo?
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju... Então, concordo plenamente com teus argumentos, a verdade é que as meninas estão se submetendo a várias cirurgias plásticas na maioria das vezes sem necessidade. As pessoas até na fase adulta fazem tantas plásticas que chegam a fiar irreconhecíveis, tudo em nome da vaidade que está em alta! Uma coisa é necessidade, outra coisa é exagero!!! Penso que tudo demais é veneno!!! Um abraço sua linda! Ah e não tinha percebido ainda tua cara turca kkkkk mas depois de ter lido o post fui olhar tua foto direito e percebi kkkkkkkk...
    www.minhanegracor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Confesso que entendo seus argumentos, mas as vezes penso em fazer uma outra. Isso depende de um contexto de pessoa para pessoa. Fazer uma plastica muito cedo acho complicado e deve ser bem analisado, mas não falo depois de certa idade, pois tenho minhas complicações pessoais kkkk
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Juju, amei o tema do post de hoje. Quando a gente é adolescente tem mania de querer tudo perfeitinho e sempre vê um defeito. Eu tenho a mesma opinião: acho que algumas plásticas são bem-vindas, outras acho que não. Mas o importante é fazer com alguém confiável e pensar bem, não agir por modinha e por puro impulso.

    Juju também não gosto muito do meu nariz não hahaha. Mas o medo fala mais alto e acabo deixando pra lá. Tenho medo de não gostar do resultado, então estou aprendendo a gostar dele do jeito que é. =) Silicone eu até tenho vontade e acho que me sentiria bem. Porém, o medo ainda toma conta. A única coisa que eu mudei por pura questão de estética foi um sinal do lado do meu nariz. Morri de medo, chorei, mas tirei e não me arrependo nadinha. Mas demorei anos pra tomar essa decisão. E sabe o mais engraçado? Sempre quando eu comento com o pessoal que me conhece há décadas, a resposta é a mesma: você tinha essa pinta? Hahaha e eu achando que todo mundo reparava. E adorei o conselho da sua amiga, Juju!! Tudo depende do ponto de vista mesmo, né? Ah! Não sei se você viu, mas passou esse tema recentemente no Profissão Repórter. As pessoas se arriscam muito. Tinha uma lá que colocou silicone com uma falsa médica. Então, acho que o mais importante é que se a decisão for mudar, faça com alguém de confiança mesmo. Até que pague mais. Melhor do que arriscar, né? ^^

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apesar de Deus ter me trolado me fazendo gorda sem peito grande, gosto de como sou!
    | A Bela, não a Fera |

    ResponderExcluir
  8. Eu sofria muitooo bullying quando era criança por ter o nariz grande, mas MUITO mesmo!
    Enchi o saco da minha mãe e com 14 anos ela deixou, mas só porque eu teria que fazer uma correção de desvio de septo e ai aproveitava, no fim o médico ferro ainda mais meu nariz porque ficou torto e não diminuiu. Só com 18 anos pude fazer outra porque ai meu corpo não mudaria mais. Sinceramente, se a primeira cirurgia tivesse dado certo eu acredito que seria outra pessoa pk me escondia muito no colégio e evitava ao máximo conversar com as pessoas com medo de bullying. Tem horas que a cirurgia ajuda, mas quando se é muito nova acho que tem que ter alguns limites, não sair liberando TUDO.
    Kisses

    ResponderExcluir
  9. Oi!!!
    Eu vou fazer uma cirurgia. Só esta faltando o dinheiro! kkkkk
    Der uma passadinha no meu blog, você vai adora ele tanto quanto eu adorei conhecer o seu!!
    Se gostar, me siga.
    Mas se você não gosta.......
    ME SIGA mesmo assim!!! rsrsrs

    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Juju
    adorei o post. bom minha opinião pessoal sobre isso: só entro na faca se for assunto de vida ou morte kkk morre de medo dessas coisas, mas confesso que já pensei.. na adolescência queria diminuir os seios, achava grande demais e como eu sou bem magra super desproporcional, isso quando eu tinha 13 anos. mas acontece que eu cresci e me tornei adepta ao exercicio fisico, e acredita que diminui (perdi gordura). hoje estar super proporcional e eu gosto rs então acho que cirurgia na adolescência não rola, pq o corpo ainda vai mudar muito. depois de adulta se achar que tem necessidade.. ai vai de cada um.

    beijos flor
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  11. Juju, amei seu post, de verdade.
    Já pensei muito sobre isso na vida, também já tive vontade de fazer cirurgia plástica por questões de estética, mas quando fui amadurecendo, fui ficando mais medrosa (pro meu bem), acho que se é pra saúde ok, mas se é pra estética, não vale o risco, a não ser que seja algo realmente de deformidade e etc. Existem tantos casos de vaidade exagerada que acabaram em morte, é realmente de se pensar.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  12. Antes de ter que operar por necessidade eu também queria muito operar meu nariz, porque ele é de batatinha e me incomoda muitooo quando eu sorrio, depois da cirurgia por necessidade não fiquei com vontade de fazer nenhuma cirurgia, tava até pensando em não ter filho também. kkkk mesmo com a vontade de operar mas o medo, tem outra coisa que eu fico pensando muito, que mudar o nariz que uma coisa tão aparente em mim eu me mudar totalmente sem necessidade sabe?! E se eu não me reconhecer no espelho?! E seu eu não gostar?! A gente é tão pressionado a ter nariz fino, cabelo liso e tals que esquece que existe também outros tipos de beleza, é só porque são diferentes não precisam deixar de ser bonitos. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  13. Gente realmente é chocante ter aumentado tanto o número de adolescentes que fazem plásticas, eu também já tive vontade de fazer plasticas, mas pessoas tão novas? é de assustar. :/
    Beijinhos
    Instagram | Facebook do blog
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  14. Juju, você sempre arrasa nos posts..... Olha, eu já quis colocar silicone, até perceber que eu não preciso ser A gostosa para ser feliz. Muito pelo contrário, quero atrair pessoas que gostem de mim como sou.
    Acho que se há algum trauma, uma vontade muito grande, a pessoa deve sim operar, mas deve-se pensar muito bem porque oferece risco.
    Depois da cesárea, não sei se entro na faca por livre e espontânea vontade não rs.... Faz quase 9 meses e ainda sinto dores... então... que pensemos bem antes de só nos rendermos à indústria da beleza. Tenho até um texto desse lá no blog.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  15. Jujuzinha!

    Sempre que vem aqui eu tenho certeza que vou amar o que você escreveu! E não é "puxasaquismo", você apenas fala sobre coisas interessantes, coisas atuais, eu sinto frescor nos seus textos! ♥
    Comentando sobre o assunto...eu tenho, sim, vontade de fazer uma cirurgia plástica! Como eu já te contei, emagreci quase 30kg. Não fiquei flácida graças aos exercícios físicos e à minha genética, mas meus seios...tenho MUITA vergonha deles. Vergonha mesmo, do meu namorado e tudo. É algo que balança minha autoestima quando o assunto é nudez, sabe?
    E minha intenção não é nem ficar peituda, adoro ser despeitada, minha intenção é corrigir o que a gordura estragou! =/
    Eu acho que quando uma coisa incomoda a gente nesse nível a cirurgia plástica é super válida!

    Não li A Lista de Brett. mas já li duas resenhas sobre ele e achei beeem bacana a história! Me conte, é legal mesmo?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Legal você abordar esse tema. É polêmico, mas necessário. Então, creio que cirurgia plástica, só quando é preciso, ou quando a pessoa passa por ridículo, o que não aconteceu com você. Tem muitos jovens fazendo cirurgias que não precisavam fazer.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  17. Que tema hein? Eu nunca senti vontade de fazer nenhuma "correção" em mim, até faria alguma, porém, se fosse algo de extrema necessidade.

    www.soucacheadaamovolume.blogspot.com

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...