22/04/2015

Sobre I S2 Paraisópolis

Vocês já devem ter visto a propaganda da nova novela das "7h" da Globo - I Love Paraisópolis.

Fonte


Quem não é de SP pode não saber, mas Paraisópolis é considerada a maior favela de São Paulo atualmente. Engraçado pensar que ela está praticamente dentro do Morumbi, um dos bairros mais nobres da cidade.

Já tive a oportunidade de trabalhar lá dentro e conhecer essa comunidade que abriga inúmeras famílias, gente do bem e do mal, religiosos, trabalhadores, pequenos empresários, traficantes, idosos, crianças, preto, branco, amarelo e vermelho. Acontece que eu ainda estou um pouco passada com a propaganda que eu vi. A musiquinha diz assim " I love Paraisópolis, o paraíso é aqui" OI?! O que é isso? Um tal de "Ser pobre é legal" que só ajuda quem é rico ficar mais rico.

Os tubarões do Brasil querem mais que a pessoa fale "Eu amo a Paraisópolis, não saio daqui por nada" sabe por quê? Porque o Brasil é um país rico e se o dinheiro que seria seu não está com você, está com outra pessoa!

Eu acho lindo a humildade das pessoas, a simplicidade de quem não tem tudo de mão beijada (eu mesma nunca tive, venho de uma família de classe média - baixa e passei cada sufoco), Mas falando em bens materiais, todo mundo merece dormir em uma casa confortável, não? Quiça em uma cama box!!! Saneamento básico, segurança, iluminação na rua, etc. Por que se conformar com um hospital público, se o particular é melhor? Ou com o estudo de uma escola pública, que vive em greve porque os professores (coitados) não tem condições de ensinar direito, se um professor de escola particular consegue preparar seus alunos para as melhores faculdades do país? (e até do mundo) Por mais que você acredite no falso socialismo divulgado no pais hoje em dia, vivemos em um mundo capitalista! E mesmo que você diga que dinheiro não traz felicidade (na minha opinião ele manda buscar, quem dera ser triste em Paris) você precisa dele para pelo menos pagar contas e comida, ou você vai virar mendigo?

 O que eu quero dizer com esse post? Mantenha suas ambições! Se você não nasceu filha da Xuxa, corra atrás dos seus sonhos, estude, tenha uma vida melhor! 

Falar que uma favela é o paraíso é pobreza de espirito. É aceitar que a vida é isso mesmo, praticamente uma questão de sorte. Mas queridona, a vida também atende nossos desejos e esforços. A igualdade social não vem com bolsas assistenciais. A igualdade social vem com a sua dedicação, estudo e luta. Quem está no topo quer mais que você ame Paraisópolis!

***

Pode me jugar agora! Mas entenda, eu não estou falando mal de ninguém, muito menos da novela (pode ser até que eu assista) só não posso aceitar o fato de que Paraisópolis é o Paraíso, porque não é.


6 comentários:
  1. Oii!!!

    Gostei do texto, e estou de acordo com todas as frases hehe. Também acho que as pessoas devem continuar buscando o melhor, viver com mais tranquilidade. Sabemos que a violência está em toda parte, atualmente, mas não devemos de nos jogar e partilhar disso.

    Devemos ser sempre melhores do que somos hoje!

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. ei Ju, como vai? :)
    gostei do seu post e da sua critica. Realmente algumas coisas que você falou são bem por ai mesmo.
    Mas o que acontece é que a globo e o restante da classe média / alta quer que as pessoas acreditem que morar na favela e ser menos favorecido é uma coisa MUITO NORMAL.
    Quando na verdade Paraisópolis é um problema social. Um problema muito grande.

    a meritocracia não existe.
    A pessoa nasce na favela e "estuda" lá e tem sua vida toda baseado em exemplos que ela tem lá dentro.
    pode ser que ela trabalhe e rale muito pra conseguir o que ela quer, mas é provável que ela nunca consiga se tornar "rica". O mundo nos dá a visão de que: quem trabalhou muito, está rico,e quem não faz nada está pobre,
    mas é mentira. A maior parte de nós irá nascer e morrer na mesma classe social. Subir um patamar é quase impossível, e quando acontece, este caso é mostrado na tv pra te dizer: você está muito vagabundo, tem que trabalhar mais!

    todavia, é legal que saia um pouco do tema: toda novela se passa com pessoas de classe média ALTA ou até ALTISSIMA, e tem 2 ou no máximo três pobres para dar a cota. e ai fica toda a trama até o dia que a mocinha vire rica, porque todos eles tem que virar.
    porque não temos mulheres mais comuns na novela? com problemas de pessoas comuns? e que continuam sendo comuns no fim da novela?

    fica ai o questionamento :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei Ju. Uma coisa é certa, bolsa família não faz você rico, só diz que você é um idiota por se contentar com o cala boca do governo. Quer uma vida melhor, estuda, lute e nunca desista de sonhar independente de onde viva e das pessoas que te rodeiam.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Eu não sabia da existência dessa favela (até hoje) e também não vi a propaganda porque não assisto tv, mas concordo totalmente com você, ouço muita gente engradecendo algo que não é bom, pra dizer que é humilde, quando na verdade está tentando enganar a si mesmo e aos outros. Não devemos nos contentar com o pouco e isso não é falta de humildade, é ter objetivo de vida, vontade de crescer, subir degraus e ser alguém melhor.

    Adorei seu post. Beijos, http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ju,
    acompanhei um projeto social lá por muito tempo. Há talentos incríveis por lá. O sarau deles é sem palavras (espie aqui no blog: http://saraudeparaisopolis.blogspot.com.br/). Acho que se a novela mostrar todos os talentos que lá há, será bem-vinda. Porque nas comunidades há muita cultura que é desvalorizada e desconhecida.

    Por outro lado, confesso que,quando vi o comercial, fiquei com um pé atrás. Ainda não conversei com a minha amiga que coordena o projeto lá, mas quero muito ver esta novela no ar e saber como as pessoas que la vivem veem isso tudo.

    De qq forma, a normalização da pobreza me assusta e o empoderamento dos mais pobres é grandioso. Resta saber em qual das faces da moeda a novela se enquadrará - vindo da Globo, é um tanto suspeito...

    Enfim, vamos esperar para ver.

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Minhas Literariedades
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
  6. Nossa, falou tudo Ju.
    Eu não sou de SP e não conheço a favela. Mas pelo comercial imaginei que fosse mais ou menos isso ai.
    Também associei com Babilonia que também tem um pouco a ver com a fevela de verdade (acho que é nao RJ) sei lá.
    Mas concordo com o que você disse!
    Se bem que a protagonista vai buscar a vida dela bem longe né? La nos states!
    Então... sei la... Mas eu nao assisti novela mesmo... então... rsrsrsrs
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...