11/03/2015

5 Filmes Baseados em Livros da Nossa Literatura - Que Você Precisa Assistir!


Bom dia Amores!! 

 O Post de hoje é sobre filmes! Mas não filmes quaisquer. Filmes baseados em clássicos da nossa literatura. Para quem está na escola ou é vestibulando, esses filmes ajudam a dar uma carinha para as histórias, muitas vezes chatas que somos obrigados a ler. Para quem já passou por essa fase é uma chance de curtir mesmo a história sem obrigação nenhuma.


Memórias póstumas de Brás Cubas



Uma historia engraçadíssima sobre um morto que resolve escrever suas memórias. Assim como no livro, o narrador é o falecido que revira o passado, revivendo e explicando suas ações. Vale a pena pela historia (Machado de Assis é o cara!) e pela atuação super divertida do ator Reginaldo Faria.


O Cortiço



Achei interessante colocar esse filme na lista apesar de pessoalmente não gostar da historia. É bem fiel ao livro, que narra um triângulo amoroso vivido em um cortiço. A personagem principal, Rita Baiana é representada por nada menos do que Betty Faria no auge da mocidade! Afinal o filme é de 1978.

Dom



O legal deste filme é que ele é baseado em dos livros mais YEEEEYYYYS, intrigantes e comentados da nossa literatura, o livro Dom Casmurro de Machado de Assis. O filme é retratado nos dias de hoje, e apesar dos personagens viverem na atualidade a questão levantada no filme é a mesma do livro. Capitu dos olhos de ressaca traia bentinho com seu melhor amigo? E o filho de quem era? O ponto interessante é que se passando nos dias de hoje, existe a possibilidade do Exame de DNA (Parabéns pro papai!). Não vou dar spoiler, mas posso afirmar que a questão principal do livro é muito bem abordada. Eu simplesmente adoro esse filme.

O Primo Basílio



Essa historia é um Drama que aborda a questão da traição de uma mulher com seu primo. Não é uma historia muito feliz nem engraçada, mas é uma historia que mostra a fraqueza humana e até que ponto vai o desespero e o amor de alguém. Filme para se assistir em um dia bom! 

Capitães de Areia



O que dizer de uma historia escrita por Jorge Amado? Sou apaixonada pelo livro e o filme também é bem legal. Retrata a vida de uma gangue de crianças que pratica pequenos furtos e assaltos em Salvador. Busca mostrar e a realidade e sobrevivência nas ruas pela ingenuidade e sonhos das crianças.

***

Vocês já assistiram esses filmes? O que acharam?
10 comentários:
  1. Já li todos esses livros nos tempos de escola(e olha que já faz muito tempo hein?rs)mais nunca assisti as adaptações para o cinema.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii!!!

    Bom, o que dizer do cinema nacional??? Não conheço praticamente nada, pois sempre achei muito chato. Sério, estou me aventurando muito com livros nacionais e estou amando, mas os filmes... é assunto sério. Para mim, filmes como Olga, Se eu Fosse você, foram ótimos, sem duvida, mas outros é sempre a mesma coisa. talvez eu esteja escolhendo filmes errados, vou avaliar isso.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  3. Desses, os únicos que eu conhecia: O Primo Basílio e Capitães de Areia. Não sou muito fã de filmes brasileiros, mas acho que vale a pena arriscar de vez em quando.

    Amei o blog, muito fofo, o layout de flores então, maravilhoso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. ainda nao vi o filme, mas o livro do Memorias p. de bras cubas é otimo, super recomendo, acho que quando li ainda tava na escola, faz muito tempo haha

    http://www.fotografiasecoisinhas.com/

    ResponderExcluir
  5. Dos filmes que você citou, o que eu mais gosto é Dom. Aliás, o livro também é ótimo. Li bem no comecinho da faculdade e, claro, no colégio também. Se eu não me engano, já li Memórias Póstumas também. Falando nisso, eu acho que as escolas tinham que incentivar outro tipo de leitura. Ler esses livros nessa época, por mais que sejam livros importantes, acho que acaba não incentivando nada. Pelo ao contrário. Eu curti muito mais ler Dom Casmurro na faculdade do que na quinta série. Acho meio nada a ver, sabe? Mas não sei como é hoje em dia também. Temos livros de autores brasileiros tão legais que nos ensinam muito mais, pelo menos nessa época. Entende? ^^

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dentre estes eu só assisti Dom e não curti muito! Não curto muito cinema nacional...
    Mas de Capitu, aquela série da Globo, eu gostei...achei bem lúdica e poética! :)

    Beijo

    www.meuepilogo,com

    Tem promoção rolando lá no blog! :)

    ResponderExcluir
  7. Já viu todos, mas qual que gosto mesmo tanto do livro como do filme é Brás Cubas! Eita!
    Capitães de areia é lindo o livro, mas o filme e_e

    xx
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  8. Apesar de eu ADORAAAAAAAAAAAAAAR o livro Memórias Póstumas, nunca assisto o filme. Até comecei na escola, mas não deu tempo e acabei não finalizando :(

    Primo Basílio acho que todo mundo viu, né? Na época a divulgação do filme foi fooooooorte!

    Adorei Juju!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse post, filmes e literatura nacional sempre me agradam.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as dicas de filmes baseados nos livros.
    Bela iniciativa de valorizar a cultura nacional.
    Adorei seu blogs. Beijos!!!
    http://www.meninadescolada.com

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...