08/08/2013

Gotinhas de Arte - Van Gogh

Bom dia meu povo!! (Momento puxador de escola de samba)

Não sei se já comentei aqui, mas eu adoro arte. Fiz aulas de pintura e pós graduação em história da arte. Adoro.

Um dos meus pintores favoritos é o maluquinho do Van Gogh. Conhecido do movimento expressionista.


Esse ruivinho não tinha mesmo a cabeça no lugar. Ele nasceu nos Países Baixos (Holanda). Sempre muito introspectivo, seu grande amigo foi seu irmão Théo ( Livro: Cartas a Théo), que lhe dava apoio financeiro e moral. Foi o Théo que incentivou nosso amigo VanVan a se dedicar a pintura. Mas ele nunca vendeu nenhuma tela. Aliás, diz a lenda que ele trocava suas telas por comida, por isso, até hoje supostas telas dele são encontradas por aí, jogadas no porão de casinhas na Europa, sem ter seu devido valor reconhecido.


Uma das histórias mais conhecidas sobre o pintor é a de ter cortado sua própria orelha direita. Mas muitas são as versões sobre esse fato, de que seria uma vingança, de que seria por amor, de que seria por loucura, etc. Existe até uma versão de que seria o seu "roommate" o pintor Paul Gauguin, quem teria cortado a orelhinha sardenta do ruivo Van Gogh. 

Eu sinceramente não sei, sei que o pobre coitado sofria de sérias doenças mentais. Esquizofrenia, transtorno bipolar, epilepsia, crises de alucinações. Era realmente uma mente agitada!

Sofreu muito, viveu quase na miséria, e só teve reconhecimento da crítica depois de morto. Hoje seus quadros valem quantias impossíveis de calcular até na minha calculadora HP.

Van Gogh disputa com Picasso o posto de melhor pintor na minha lista de pintores favoritos.

Segue algumas das minhas telas favoritas:


NOITE ESTRELADA
Linda

GIRASSÓIS
Flor preferida do pintor.

QUARTO EM ARLES
Van Gogh pintou essa tela pelo menos umas três vezes. Era o retrato do seu quarto em Arles, cidade onde viveu na França.

Hoje as ilustrações gráficas estão em alta, mas a pintura em tela é Rock and Roll
Vocês gostam de algum artista como Van Gogh, Picasso, Monet? Conhecem? Gostaram do post? Gostariam de saber sobre outros pintores? 

Opine, faça como Van Gogh, se expresse!




15 comentários:
  1. Eu amo toooooooooooodas as obras deste mestre. Por conta desse meu amor incondicional por arte, ganhei um livro oficial com todas as obras. Guardo com tanto carinho e amor que ficaria louca se alguma coisa acontecesse com meu livro haha Nem preciso dizer que amei o post ne rs' ;** super beijooos

    www.annecrisley.com

    ResponderExcluir
  2. As obras dele são perfeitas!!!!!!!!!!

    Parabéns pelo blog e já seguindo! =(^.^)=

    Visita tb o meu blog e se gostar segue também.

    lindamenina-dri.blogspot.com.br

    Bjs!!!!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!! Primeiro que seus textos são engraçadíssimos, me divirto horrores!
    Depois, achei muito boa a ideia de falar um pouco sobre esses artistas!
    Acho que é válido fazer mais posts iguais, viu? Eu adorei! Não conhecia muito de Van Gogh, mas já me sinto mais antenada depois de visitar seu blog rs

    Beijinhos :)

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Primeiramente me desculpe a sumida rsrs aulas )=
    Mas já comentei nas outras postagens viu? depois da uma olhada ^^
    Menina,minha professora fez estudar muito estes artistas,mas em caso de desenho nunca fui boa kkkk mas sei muito deles mesmo que fui obrigada a passar dias estudando,mas não gosto tanto...o quadro Noite estrela é um dos mais vistos e o que mais gostei (=
    bjocas
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Numa aula de artes na minha escola tivemos que reproduzir "Os Girassóis", claro que os meus ficaram parecendo uma paçoca esmagada, mas ok. Meu preferido dele, é Quarto em Arles.
    Eu gosto de Artes, mas prefiro os artistas do Renascimento e do Surrealismo, apesar de gostar de Monet também. Michelangelo, Da Vinci, Renoir e Dalí são meus preferidos. Já o Picasso, não acho lá essas coisas que todo mundo acha (momento Confesso!).
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode

    ResponderExcluir
  6. Noite Estrelada é a minha preferida.
    eu gosto muito do Picasso.
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A flor é linda, adorei.
    Beijos <3

    garotamodamh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Noite Estrelada é lindoooo!!!
    'Beijooos



    http://www.make-up-goe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Van Gogh me lembra muito um professor de artes, que eu tive, ele era "louco" por ele, rsrs. Ja fiz várias atividades usando o quadro QUARTO EM ARLES. Mas a minha favorita é noite estrelada *ooo*

    bjos
    Luna
    www.g-e-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu até gosto de arte e adimiro, mas sou completamente leiga no assunto. As aulas de arte na escola não serviram muito! rsrsrs
    Beijos!!!

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, super apoio que você continue! :D
    Assisti um filme japonês que falava do Van Gogh, muito interessante! Ele era um cara bem doidinho mesmo. rs
    O quadro noite estrelada é o melhor!
    Alias, você é formanda em que? :D

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Como a maioria eu não conhecia a real historia dele.Então, li sobre Van Gogh, sua família, o apoio de seu irmão, a prostituta... Tem meu respeito

    ResponderExcluir
  13. Aprendi sobre todas estas obras na escola enquanto eu estava no Brasil! Adorei o post e o seu cantinho.
    Nicole Kawai, Japão http://fourteensprings.blogspot.jp

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    olha, eu adorava as pinturas do Van gogh
    Gosto da Tarsila tbm.
    Não sou hiper fã de ficar analisando, mas acho magnifico. Principalmente Omero de Britto ♥ Teria várias na minha casa.
    bjbj

    ResponderExcluir
  15. Que legal, eu sou apaixonada em arte, sou casada com um escultor e artista plástico, arte é um mundo sem limitações, pode-se viver tudo com uma tela e alguns pinceis....eu de vez em quando me arrisco a dar uns rabiscos nas telas, rs mas nada profissional.
    E Já que você ama arte, queria convidá-la então para conhecer o trabalho do meu esposo...

    Facebook https://www.facebook.com/escultorjotavieira?ref=hl

    Blog: http://jotavieiraescultor01.blogspot.com.br/

    Espero que goste!
    Beijos...

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...