10/05/2013

Aventuras de uma Noiva Despreocupada - Oh Dúvida Cruel!

Meninas, como vão? Animadas para o fim de semana? Eu estou mais preocupada em descansar do que qualquer coisa.

Há algum tempo tenho uma dúvida martelando dentro da minha cabeça. Cada vez que paro para pensar chego em uma conclusão diferente, talvez vocês possam me ajudar.

Antigamente, quando uma mulher casava, ela incluía o último nome do marido ao seu. Hoje em dia as coisas estão mais abertas, a mulher pode optar se quer ou não usar o nome do marido, e até o marido pode usar o nome da esposa se quiser.


Então vamos aos fatos:

  • Eu amo meu nome do jeito que ele é, curto. Juliana Bittar.
  • Eu gosto da ideia de usar o nome do marido, não penso como um "machismo", penso que é mais uma  forma de demonstrar a "aliança" entre as duas pessoas. Até acho bonito.
  • Tenho medo de não me acostumar com mais um nome, Juliana Bittar é muito eu, eu me sinto Juliana Bittar.
  • Vou ter que mudar TODOS os meus documentos.
  • Todos os meus documentos na verdade são só três: RG, CPF e CNH.
  • Quando eu era criança adorava saber que eu, meu pai e minha mãe tínhamos o mesmo sobrenome, por isso acho que meu filho também vai gostar.

E agora, José?

Não sei o que eu faço. Sei que tenho que decidir, mas como? O que vocês acham? Me ajudem a pensar nos prós e contras.
17 comentários:
  1. oi lindona!!
    adorei seu post
    é bem interessante!! e muito legal :)
    eu orgulhosamente seguindo voce!!! S2
    me segue de volta!!!
    ficaria muito honrada e grata!!
    sucesso!!

    dicasdesole.blogspot.com.br

    beijokass!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natty!!!!! Exclui seu comentáááriooo... vou chorar!!! Chega de mexer no blog pelo cel!!
      Desculpa Natty... tinha adorado seu comment.!!

      Excluir
  3. Olha... Você disse que acha bem bonito quando o pai, a mãe e o filho tem o mesmo sobrenome... Eu também acho. Mas eu também acho que você deveria fazer o que você acha melhor, se é continuar com o seu nome ou partir pra mudar todos os documentos e essas coisas... Pondere um pouco sobre o assunto. Se fosse eu - nossa, vai demorar muuiito pra eu casar -, provavelmente colocaria o sobrenome do meu marido. Mas só se fosse um sobrenome que eu considerasse bonito...
    Bom, é com você!

    marcianadaterra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ju, esse assunto é um assuntinho complicado, né?
    Assim, eu vou mudar meu sobrenome sim. Vou colocar o sobrenome do noivo, pois acho bonito apesar de simples.
    O que você pode fazer, é aderir ao nome do seu noivo, mas continuar assinando como Juliana Bittar!

    Mas, você já pensou na possibilidade do seu noivo colocar seu nome ao invés de você colocar o dele? Hoje em dia já pode fazer isso :)

    De qualquer forma, esse é um assunto a ser beeeem pensado!

    Bjs Juju, bom finde ;*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é difícil mesmo!
    por um lado, estamos acostumadas a ver todas as mulheres mudando o nome né!
    mas assim, eu não tenho o nome curto, tenho 4 sobrenomes mas só uso Adriana Alfaro.
    Ou seja, mesmo que eu colocar o do meu marido, vou continuar usando só isso mesmo para tudo, menos documentos, claro...
    então acho que é uma mera formalidade, mas que no futuro pode ser que você se arrependa se não colocar o nome dele por causa dessa ideia de família!
    espero que você se decida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Momento complicado, mais vou sim colocar o sobrenome .... Acho um ato bonito e de companherismo, bom texto...

    Seguindo seu blog!
    Convido você a conhecer o meu, vou voltar sempre que possível!

    Beijos, www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ôh, duvida cruel. Eu já penso ao contrário eu quero escolher qual sobrenome tirar, mas como não é possível, veremos o que vai ser.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oiiii meu anjo, primeiramente mil desculpas por estar afastada esses dias, na verdade ja tem meses que nao visito os blogs, mas nunca havia me esquecido de voce e toda vez que lembrava do seu blog, lembrava do casamento e tentava imaginar em como estava o andamento :) Bom, li o post e o que eu tenho a dizer é... eu gosto do meu nome e não faço ideia de se quando eu me casar vou mudar ele. rsrsrsr' que amigona heeeem? meu deus, tragedia shaohsoahoshaosh' mas é que eu gosto do seu nome tbem e acho que isso é muito relativo, é pessoal, tem gente que gosta e tem gente que não. Seu futuro noivo, o que ele pensa a respeito? voces ja conversaram sobre isso? posso ser uma otima ideia ter uma papo serio em relacao a isso. (: super beijosssss


    www.annecrisley.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba, situação complicada. Eu gosto muito de tradições, e sou totalmente a favor da ideia de colocar o nome do marido. Também adoro ver que eu, meu pai, minha mãe e meu irmão temos o mesmo sobrenome. Acredito que não será difícil de você se acostumar a ter mais um nome, sabe? É como quando escrevemos a data todos os dias no caderno com um ano, ex 2012. Ai quando chega 2013 no começo nós sempre escrevemos 2012, mas assim que terminamos de escrever apagamos e corrigimos. No máximo um mês depois já nos acostumamos e estamos escrevendo da maneira correta. E sobre você se identificar muito com seu nome... não é a presenta de outro sobrenome que vai alterar isso, sabe? Eu amo meu nome, Anna de Cássia. Amo muito. Me sinto Anna de Cássia. Sinto que sou única no mundo por causa desse nome, que ele sou eu. Possuo outros dois sobrenomes, e eles não atrapalham em nada a minha identificação pessoal e interior com apenas Anna de Cássia. Pense bem sobre isso e depois nos conte o que decidiu :)

    www.annadecassia.com

    ResponderExcluir
  10. Não sei nem o que dizer.
    Duvida Cruel, mas quando eu me casar irei querer decidir qual nome é mais "forte" rsrs.
    TOU SEGUINDO AQUI

    Nateeladopc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olha Ju, é uma decisão difícil mesmo. Mas tenho um pensamento diria até conservador quando se trata de casamento, família e tudo mais. Acho que aos poucos esses pequenos detalhes, que pra mim fazem toda a diferença, vão se perdendo e com eles, aquela coisa bonita que existia no tempo dos nossos avós. Eu quero muuuito colocar o nome do meu namorado no meu nome. Pra mim, como você disse, é sinal de aliança, de comprometimento, de mudança. Você deixou de ser a solteira Juliana Bittar, pra tornar-se a esposa de alguém, pra tornar-se o complemento da vida de alguém. Você ganhou algo a mais. E acho que os contras ( trocar os documentos, que nem são tantos assim haha) são superados quando você mostrar ao seu filho o seu sobrenome igual ao do pai dele. O mesmo sobrenome que você carrega, que seu marido carrega, vai ser o que seu filho vai carregar. Acho lindo!
    Mas, se continuar difícil decidir, uma dica: se o sobrenome dele for bonito, corre pro abraço, colega! hahahah
    Beijos, Ju! Boa sorte e sabedoria na decisão! ;**

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, é a primeira vez que venho aqui, me sinto até uma intrusa por já opinar em algo tão forte. Acho que aderir o nome tem suas desvantagens, e leva todo um tempo pra se adaptar e etc, mas você poderá continuar usando seu nome 'Juliana Bittar', e até mesmo aposto que quando era mais nova, pensava em se casar e sempre ficava pensando no seu nome com o sobrenome do amado, não?
    haha me conta o que decidiu depois. Dúvida cruel.
    Te convido a conhecer o meu blog, quando puder. Será uma alegria.
    Um super beijo
    http://venenosemacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju..
    Bem, eu não tenho dúvidas: eu vou acrescentar o nome do meu marido.
    Sou das ideias antigas e acho LINDO (sou boba romântica).
    Como você disse, é um laço. E não é nem um pouco machista. Eu adoro tradições. E quero muito isso no meu.
    Mas aí é contigo.

    Que post sério, rs..

    Beijos e uma linda semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ju, acho que isso deve ser uma decisão difícil mas se vc se sente mais confortável assim, n mude! Isso n vai mudar a relação de vcs né?
    Bjs!
    www.mimoseblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. "eu me sinto Juliana Bittar." é ótimo rs. Flor eu devo imaginar o nó que tá na tua cabeça,mesmo sem noivo já pensei nisso. Eu particularmente acho bonito o casal dividir o mesmo sobrenome, porém quando lembro em todos os documentos que se tem p/ mudar... Enfim, não tô te ajudado né? kk

    ResponderExcluir
  16. Ju,
    Se o nome do seu marido for bonito, acredito que não tem problema acrescentar um nomezinho. Seu nome é realmente lindo.
    No meu caso, eu tenho 4 nomes ¬¬ Quando eu me casar quero retirar alguns, mas o do meu marido é feio: silva ¬¬
    então, você ainda tá com sorte. kkkkkkk Beijo

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...