17/04/2013

Viu, Faz O Que Da Vida?


EBA!

Hoje será o primeiro post da série de entrevista com profissionais comentando um pouco sobre o seus trabalhos, carreiras, profissões, não exatamente nessa ordem.

A primeira entrevistada será: EU MESMA! Afinal, sirvo de cobaia no meu próprio blog.

Começando pelo começo, essa aí com um sorrisão na cara é a blogueira que vos escreve.




Entrar na faculdade é uma alegria, mas sair dela é sensacional!
Apenas por curiosidade, o menino que está embaixo é meu menino.


Entrevista, nesse caso, Auto-Entrevista:

1 - O que você estudou?
Resposta -  Eu sou formada em administração de empresas, desde 2009. Como é uma faculdade que tem o campo de trabalho bem amplo, me direcionei para área de marketing. (Você pode ir para área de finanças, RH, TI, comercial, logística, e tantas outras).

2 - Você se formou, mas trabalha fazendo o quê?
R - Quando você faz ADM, você tem algumas opções, ou trabalhar em alguma área de uma empresa (privada ou pública) ou ter sua própria empresa. Conclusão você não vai se livrar do mundo corporativo facilmente.
Eu mesma, sempre me direcionei para área de mkt, mas trabalhei com pós-vendas, atendimento ao cliente, call center, comercial, produtos,etc. Sai de uma empresa grande e vim trabalhar com a minha mãe, aqui sim eu faço de tudo um pouco, cuido todas as áreas administrativas.

3 - O que há de útil e interessante em ser uma "administradora-marketeira"?
R – Acho minha profissão bastante útil! Eu gosto de entender a necessidade do cliente para poder oferecer algum produto ou serviço que seja bom para ele. Trabalhar como marketing é muito mais do que "vender". É vender sim, mas por oferecer algo que seu cliente precise ou fique feliz em ter. Além disso, é legal estudar o mercado para saber onde será melhor "agir", ou qual a melhor maneira de falar com o cliente e assim poder gerar mais lucro para empresa onde trabalho - automaticamente posso chorar um aumento para o chefe.

O que eu acho interessante é justamente o que a Srt. Vasconcelos, do blog A Hora da Estrela, colocou em um comentário aqui... sobre a rotina. Todo trabalho tem uma certa rotina, algumas tarefas são fixas, você tem que fazê-la, chova ou faça sol. Mas nessa área todo dia aparece alguma coisa diferente para resolver, um produto novo, reuniões com áreas/pessoas/clientes diferentes, projetos que temos que fazer fora da empresa, eventos. Tudo novo todos os dias. Isso faz com que você aprenda coisas novas, saiba lidar com situações adversas e ajuda até na criatividade.


4 - E o que tem de divertido?
R - Eu trabalho em empresas desde 2006, e a parte mais divertida é que você pode se sentir A executiva, mesmo que você seja estagiária ainda. Ninguém na rua sabe o seu cargo, portanto se você estiver usando roupas sociais, de salto alto, bem maquiada, entrar em uma cafeteria e pedir um cappuccino para viagem, você vai se sentir como a sua chefe... ou quase isso!
O que eu mais gostava de fazer quando eu trabalhava de analista Jr., era acordar mais cedo, assim eu passava em um café qualquer, pedir um suco de morando batido com leite e um pão de queijo para viagem. Chegava no meu andar e ainda estava vazio, então eu ligava o computador e ficava lendo as notícias do dia enquanto comia meu pãozinho. Nossa isso era uma das coisas que me fazia feliz!
Além disso, se você der sorte de pegar uma área que tenha pessoas legais, o dia passa rápido e é cheio de piadinhas.

5 – Existem coisas chatas para você?
R – Com certeza sim.
Apesar de gostar de fazer cena como “A executiva” eu odeio vestir roupas sociais, o que é quase uma imposição quando você trabalha em uma empresa grande (a menos que ela seja a Google, Apple, ou algo parecido). A primeira vez que fui comprar roupas sociais lembro que quase chorei no shopping, juro. Pois estava vendo um dinheirão sendo mal gasto em calças sociais. Rsrs.
Com relação ao trabalho, quando existem prazos para cumprir alguma tarefa, eu fico endoidecida, quero fazer tudo logo e o mais depressa possível, o que nem sempre é bom.
No meu trabalho atual, por estar em contato com pessoas mais simples, posso usar jeans e tênis, mas todas as tarefas são para ontem, aí já viu!
Ah! “Todo mundo” fala mal de chefe, mas eu nunca tive problemas com os meus, logo, eles não entram na parte chata.

6 – Se não fosse ADM, o que você seria?
R – Artista. Gostaria de ter estudado desenho e pintura.

7 – Suas considerações finais.
R – Administração é legal!

Pontos fortes:
* Te dá retorno financeiro rápido - Eu paguei toda a minha faculdade, só com o que recebia do estágio. Não precisa estar formada para começar a trabalhar.
* Você tem bastante integração com as pessoas (pelo menos em MKT) – Geralmente há bastante trabalho em grupo, cada um com suas funções para realizar um projeto grande.
* Reconhecimento dentro da empresa – Quando você está realizando um projeto as pessoas te conhecem por ele.(“Ah, você é a Juliana? Do Cadastro positivo?”)
* ADM é abrangente – Você pode atuar em milhões de áreas.


Pontos que devemos pensar:
* Se você quiser crescer e trabalhar em empresas conhecidas você deve sempre se aprimorar – Inglês, Excel, Access, intercâmbio, trabalho voluntário, cursos de curta duração, pós-graduação, tudo é ponto positivo para o seu currículo.
* A profissão exige bastante de você, e a maior parte do tempo você estará sentada na frente de um computador em uma sala com janelas fechadas e ar condicionado ligado no modo “Alaska”. – Portanto, se você gosta de passear por aí durante o dia lindo de sol, tente trabalhar uma área de vendas, eventos, ou procure outro curso.
* Quem aqui, quando era criança, dizia que queria ser administrador de empresas quando crescesse? Deve haver algum doido que sonhou com isso, mas é difícil. - ADM acaba acontecendo na vida das pessoas depois de grande, por necessidade, por acaso, por influência de alguém, ou por qualquer outro motivo. O que você deve pensar é se você tem um sonho maior do trabalhar em empresas.

14 comentários:
  1. Adorei...
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: @minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei de paixão .. Se der entrevista uma psicóloga ><
    To tentando passar na Ufal ><


    peequenadiva.blogspot.com.br
    besos

    ResponderExcluir
  3. Que legal ju! Sucesso para vc na sua carreira!
    Arrasou com esse novo quadro :)
    bjss!

    www.mimoseblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha, que interessante! Bom que dá pra saber de áreas que não conhecemos! Eu, pelo menos, sendo bióloga, não sabia tudo isso sobre adm! hehehehe

    Adorei! E parabéns!

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaaaaai amiga, ameeeeeeeeeei a as perguntas!!
    mmttmo sucesso, mais eu já pensei em fazer adm..
    mais seguir o rumo da ciências e química!
    UHDHUSAHUDU :DD

    http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi juuuuuuu *-*
    eba, apareci no post, meu Deus como eu tô famosa :')
    ah, legal vc trabalhar com a sua mãe, é meu sonho isso *-* ia adorar trabalhar pra mim mesma, ou pra minha familia, talvez fosse mais prazeroso.
    Sempre me interessei muito por marketing, porque é uma área que envolve muita estratégia *-* achei muito legal. Eu não tenho um cargo bom em uma empresa grande ainda, mas tenho certeza que com determinação eu consigo :D meu namorado fala igual a você: "pegar um pãozinho, sentar na mesa, tomar uma vitamina e ficar lendo as noticias do dia" kkkkkkkkkkkk
    eu arrumei um estágio antes mesmo das aulas começarem kkkkkkkk administração tá sobrando vaga no mercado, e isso é ótimo!
    Tô tentando me especializar, sabe. Correndo atrás, tem muita gente na área, e se diferenciar é dificil. Tô fazendo inglês, to no estágio em Custos, enfim, ralando pra caramba. kkk beijo ♥

    ResponderExcluir
  7. Adorei a conhecer melhor , :D
    Acho legal faculdade de Administração , mas pretendo seguir a carreira de psicologa , me identifico também com marketing , publicidade entre outras coisas , pois tenho facilidade de criar ideias e também de interagir com públicos . Mas meu desejo mesmo é psicologia , o ramo de trabalho também é bom , pois assim como nutricionista , toda empresa grande precisa de um psicologo . E quero estudar a mente das pessoas sabe . rsrs
    Enfim adorei o post .
    Mil sucesso para você .

    Beijo !
    http://senhoritaarretada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer seu trabalho, deve ser muito legal vender coisas e ser formada em administração de empresas

    Cliquesnocapricho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua auto - entrevista, acho que eu tenho uma forte inclinação para seguir essa área, tenho quase todos os requisitos sabe, inglês, exel, já intercâmbio se Deus quiser em breve!
    Não vejo problemas em passar o dia trancada em um escritório de frente para o computador já que a carreira que eu quero seguir (jornalismo) será basicamente isso, ficar horas na redação só ligada em tudo e escrevendo notícias.
    Acho que se jornalismo não der certo administração é uma boa opção, o único problema é que hoje em dia muitos jovens estão cursando administração no ensino técnico, então obviamente o mercado será disputadíssimo daqui há alguns anos.
    Lindinha peço que visite o meu canal e se gostar se inscreva, se já esta inscrita apenas continue ligadinha nele e no blog. Beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. adorei o post, achei bem bacana suas respostas...vc tem muito talento.. suceso na vidaa ta.
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sucesso na sua carreira, sempre! Não vejo a hora de me formar logo, mas fallllta...
    Beijos, Clara do wwwn.nemsanta.com

    ResponderExcluir
  12. Minha linda!! que blog mais fofo! tô seguindo e curti sua fan page também. o/

    Queria te convidar para conhecer o meu. Se gostar, segue?
    http://deliriosdepaty.blogspot.com.br

    flor, pode curtir minha fan page? ficaria feliz demais! ;)
    https://www.facebook.com/deliriosdepaty

    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o post, mesmo! Adorei.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  14. Ah.. Eu li este post só não tive tempo de comentar.
    Achei incrível sua capacidade de entrevistar você mesma, rs! Sério. Já disse que ADORO você e seu blog?! rs..

    Mas vim por um motivo ainda mais feliz: adorei você ter lembrado de mim quando soube da reportagem sobre o AUTISMO na Xuxa. Sério. Li o e-mail do comentário feliz da vida! Obrigada MESMO pelo carinho. Adorei <3

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Me conte suas besteiras também!!

Ou conte coisas sérias... ou deixe sua receita de bolo de chocolate ou faça uma piada.. aqui o espaço é seu!! Use com amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...